Nossa Equipe

Contamos com uma rede de consultores associados que combinam saberes e experiências complementares. Assim, conseguimos oferecer soluções completas a partir de uma abordagem transdiciplinar, o que é fundamental para desempenhar a nossa missão de contribuir para a mudança sistêmica.

Juliana Campos Lopes

Fundadora da PulsarCom

Fundadora da PulsarCom, gestora ambiental, pela Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita; e jornalista, pela Universidade Metodista de São Paulo; com MBA em Marketing, pela Universidade Anhembi-Morumbi e Mestrado em Administração com ênfase em sustentabilidade pela FEI. Desde 2004 trabalha com projetos de sustentabilidade em empresas e na gestão de organizações do terceiro setor, com vasta experiência em relato de aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG). Foi diretora executiva para América Latina do CDP – Disclosure, Insight, Action oito anos, organização que oferece o maior sistema de divulgação ambiental do mundo. Foi co-coordenadora do Grupo de Trabalho de Empresas Pioneiras da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado de 2013 a 2016. Juliana também atua como consultora da GRI no Brasil e pesquisadora, com artigos em publicações nacionais e internacionais sobre Licença Social Para Operar, Desenvolvimento Local e Sustentabilidade. É uma das fundadoras do Terra Viva, coletivo que dissemina metodologias de aprendizagem ativa como a floresta escola.

B. Lorraine Smith

Escritora canadense e consultora independente.

Escritora canadense e consultora independente dedicada à transição para uma economia regenerativa. Desde 2004, trabalha com empresas e líderes globais que desejam moldar a próxima fase dos negócios. Além de trabalhar diretamente com os clientes, Lorraine também é Diretora Associada da Volans, organização que atua como catalisadora para mudança sistêmica, liderada por John Elkington. Ela também é consultora sênior do BuzzWord, um grupo líder que atua em processos de relato e estratégia de sustentabilidade com sede nos EUA. Faz parte do Conselho de Empresas Canadenses de Responsabilidade Social e é membro do Conselho do Future-Fit Business Benchmark, uma ferramenta de código aberto que quantifica como as empresas estão contribuindo para um futuro sustentável. Foi membro do Conselho Consultivo de Sustentabilidade (2018) da Fibria, empresa brasileira de papel e celulose, e integrou um grupo de influenciadores deste setor convocado para o Programa de Negócios e Sociedade do Instituto Aspen e a Associação Brasileira da indústria florestal, Ibá. Como escritora, Lorraine compartilha suas ideias por meio de seu blog, que apresenta diferentes pessoas, lugares e possibilidades ligadas ao futuro que queremos. Originalmente de Toronto, Canadá, Lorraine viveu na Austrália, Brasil, Alemanha, Nova Zelândia e Nova York. Atualmente, ela chama Montreal de lar.

Heloísa Schneider

Consultora e pesquisadora em sustentabilidade e mudanças climáticas

Engenheira Agrônoma, pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em Assentamentos Humanos e Meio Ambiente, pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e estudos avançados em Engenharia Ambiental, pela Universidade Politécnica da Catalunha. Suas áreas de especialização incluem Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, Finanças Climáticas, Meio Ambiente e Responsabilidade Social Corporativa. Desempenhou parte da sua carreira profissional em empresas privadas como a PwC e a KPMG. Atualmente é assessora em temas relacionados com o meio ambiente e as mudanças climáticas, no Núcleo de Biotecnologia Curauma, um centro de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile. Colabora com a Fundação Konrad Adenauer e organismos internacionais como a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a Cooperação Alemã/ GIZ, e com o setor público, em particular, com os Ministérios de Meio Ambiente do Chile e bancos de desenvolvimento nacionais e regionais. Trabalhou e desenvolveu projetos em diversos países da América Latina, como a série de estudos . É professora no Curso de Mestrado sobre Mecanismos de Desenvolvimento Limpo e Eficiência Energética, da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile, e no Mestrado de Direito e Economia das Mudanças Climáticas, na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, FLACSO, na Argentina.

Lilia Caiado

Doutoranda em Economia da Energia na University College London e Chapter Scientist no Painel Intergovernmental de Mudanças Climáticas (IPCC)

Doutoranda em Economia da Energia na University College London e Chapter Scientist no Painel Intergovernmental de Mudanças Climáticas (IPCC). Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Foi assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada por dois períodos. Entre 2010 e 2012, esteve na Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), atuando em projetos relacionados a aspectos regulatórios de um mercado de carbono no Brasil e valoração econômica ambiental. Em 2017, atuou pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) analisando o potencial de redução da pobreza no semiárido nordestino através do acesso à energia solar fotovoltaica. Foi consultora da ONU Ambiente, atuando no projeto “Opções de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave no Brasil” de 2014 a 2016. Coordenou as áreas de mudanças climáticas e finanças sustentáveis do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) entre 2015 e 2017, representando a institutição nas Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Mudanças do Clima (COPs) 21 e 22. Atuou como economista na consultoria Vivid Economics em Londres, é Fellow da iniciativa Climate CoLab do Massachussets Institute of Technology e conselheira especialista em clima da empresa Cervest – Earth Science AI.

Maíra Teixeira

Jornalista e produtora do podcast PulsarCom

Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, com MBA Informações Econômico-financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas, pela B3 Educacional.  Foi repórter em veículos como a Folha de S.Paulo (economia e política), Diário de S.Paulo (economia e cidades) e Estadão.com (cidades). E trabalhou como editora de economia no portal iG. Produziu por seis meses o podcast Mamilos e produz atualmente o podcast PulsarCom. Na área de Sustentabilidade, elaborou o Relatório Anual de Sustentabilidade Ambev 2012 e produziu conteúdo e gerenciou as mídias sociais do Programa Cidades Sustentáveis e Rede Nossa São Paulo (2016) e apoiou a comunicação do CDP (2017). Participou, em 2017, da formação do programa Guerreiros Sem Armas, do Instituto Elos, um programa vivencial em liderança e empreendedorismo social que visa a criação e gestão de estruturas e processos que acolhem a diversidade em todos os seus aspectos. Além disso, estimula e mobiliza pessoas para a ação coletiva – com objetivo de realizar transformações concretas, possíveis e sustentáveis em comunidades.

Roberto Strumpf

Diretor executivo da Pangea Capital

Diretor executivo da Pangea Capital. Graduado em Biologia pela Universidade de São Paulo (2004) com foco em Ecologia Humana. Mestrado em Ciências Ambientais pela University of Sydney (2008), com foco em energia e mudanças climáticas. Sócio Fundador e Diretor Ambiental da ONG Iniciativa Verde por 2 anos, onde coordenou projetos de compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa por meio de projetos de reflorestamento. Coordenador de Projetos do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas – GVces 2009 a 2011, onde foi responsável por projetos relacionados a mudanças climáticas (Programa Brasileiro GHG Protocol) e serviços ecossistêmicos (Natural Value Initiative). Fundou a Pangea Capital em 2012 com o objetivo de trabalhar com os setores público e privado para a gestão estratégica de mudanças climáticas e serviços ecossistêmicos

Copyright 2020 © Todos os Direitos Reservados a PulsarCom - O ritmo natural da vida.